#3 – Como anda o debate sobre Inteligência Artificial no Brasil?

20/06/23

Olá. Esperamos que tudo esteja bem por aí!

Você sabe o que tem sido debatido no Brasil sobre Inteligência Artificial (IA)? Para te deixar por dentro das últimas ações, listamos abaixo os andamentos sobre a temática em que o Instituto Brasileiro de Direitos Autorais participou. Confira:

Audiência Pública sobre IA no Brasil

Em março 2022, foi instalada uma Comissão de Juristas, por ordem do então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PDS-MG), analisar os Projetos de Lei (PLs) nºs 5.051/2019, 21/2020 e 872/2021. Os PLs estabelecem fundamentos, princípios e diretrizes para o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial no país.

O IBDAutoral foi uma das organizações que participou das audiências públicas convocadas pela Comissão para debater a regulação do desenvolvimento e da aplicação da inteligência artificial no Brasil. Também foram ouvidos especialistas, representantes da sociedade civil e de empresas de tecnologia.

Na ocasião, o presidente do Instituto, Allan Rocha de Souza, levou para o debate a importância da mineração de textos e dados para a pesquisa e inovação. Também foi discutido o contexto econômico-social e os benefícios da pesquisa e desenvolvimento de IA no Brasil, dentre outros temas.


Consulta Pública sobre IA

Em 30 de junho de 2022, o IBDAutoral enviou à Comissão de Juristas a sua contribuição à Consulta Pública sobre Inteligência Artificial no Brasil. No documento, o Instituto tratou de questões relacionadas à Mineração de Textos e Dados (TDM), Bases de Dados e Direitos Autorais.
O IBDAutoral apontou a importância do TDM nos processos de análise de dados e para o treinamento e operação de sistemas de IA. Também fez um panorama do uso da mineração de textos e dados em outros países como os Estados Unidos e o Japão.

O Instituto ressaltou, ainda, o papel das limitações no sistema de direito autoral enquanto mecanismos internos, considerando que visam garantir o equilíbrio entre os interesses do autor e outros direitos fundamentais – como liberdade de expressão, educação, pesquisa, privacidade e acesso à cultura.

Por fim, propôs ajustes ao Projeto de Lei (PL) 21/2020; e pontuou outros aspectos relacionados à Inteligência Artificial e Direitos Autorais.


Relatório final da Comissão de Juristas sobre IA

Em 6 de dezembro de 2021, o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu o relatório final da Comissão de Juristas responsável por subsidiar a elaboração de um substitutivo sobre inteligência artificial no Brasil. A participação do IBDAutoral na audiência pública foi incluída no documento (páginas 126 e 448).


Livro: “Direito Autoral e Inteligência Artificial: autoria e titularidade nos produtos de IA”

Você já parou para pensar se uma Inteligência Artificial pode ser considerada autora? Afinal, a quem pertencem os produtos de natureza artística, científica e literária cujo desenvolvimento envolveu o emprego de sistemas de IA? Essa obra, de autoria de Luca Schirru, diretor-executivo e pesquisador do IBDAutoral, se dedica a enfrentar essas e outras instigantes perguntas envolvendo esse tema.


Para receber a newsletter no seu email é só se inscrever aqui:

Newsletter