Centro de Estudos Denis Borges Barbosa

Músico, professor, advogado, procurador geral do INPI e parecerista são apenas algumas das muitas facetas de Denis Borges Barbosa, que impactou direta e indiretamente na formação do Instituto Brasileiro de Direitos Autorais e de seus membros e fundadores.

Atuante desde a década de 70, Denis Barbosa conta com uma trajetória que muitas vezes se funde com a própria história da Propriedade Intelectual no Brasil. Como Procurador Geral do INPI, participou diretamente das negociações que resultaram no Acordo TRIPS. Em 1992, passou a exercer a advocacia privada, patrocinando importantes casos na área. Como acadêmico, Denis possui um currículo sem igual, com mais de 200 títulos sobre Propriedade Intelectual e áreas relacionadas, também é autor do principal tratado sobre o tema no Brasil.

Seus trabalhos formaram estudantes do mundo inteiro e aqueles que frequentaram instituições nacionais como INPI, PUC-RJ, UFRJ e internacionais, como Instituto Max Planck, OMPI e OMC, tiveram a oportunidade de presenciar seu amor pelo ensino e pela pesquisa.

Não à toa que Denis influenciou, e ainda influencia, os membros do IBDAutoral: Denis foi sócio, professor, orientador, amigo e referência para todos os integrantes atuais do Instituto. Assim, o Centro de Estudos Denis Borges Barbosa o homenageia não apenas em seu nome, mas também ao ter como um de seus principais objetivos o compartilhamento de informações e conhecimento, uma vez que um de seus traços mais marcantes nas tantas descrições que lemos hoje entre seus admiradores era “generosidade” ao compartilhar aprendizados, experiências e materiais de sua vasta, única e diversificada biblioteca. Assim, o CEDBB foi idealizado como um lugar de compartilhamento e aprendizado.

Entre as atividades, por meio de chamadas públicas, o Instituto irá promover discussões temáticas e pesquisas tópicas, em processos seletivos que serão abertos a estudantes e profissionais de diferentes experiências e áreas de formação, e domiciliados no Brasil e no exterior. A segunda atividade do CEDBB será auxiliar na publicação de material relevante sobre direitos autorais no Brasil. Começaremos nossas atividades ainda em 2022!