50 teses e dissertações sobre direitos autorais

9/08/23

Instituto Brasileiro de Direitos Autorais (IBDAutoral é um Instituto de pesquisas e ensino sobre direitos autorais e temas afins. Dentre os projetos desenvolvidos, criamos o Observatório Nacional de Direitos Autorais (ONDA), que tem como objetivo reunir e disponibilizar publicamente conteúdos sobre direitos autorais, incluindo temas conexos e transversais.

Dentre os diversos materiais disponibilizados, reunimos no Banco de Teses e Dissertações um conjunto de trabalhos de qualidade sobre aspectos variados dos direitos autorais e propriedade intelectual e disponibilizamos este material em acesso aberto, conforme autorização dos autores. Algumas das teses e dissertações disponíveis são raras e de difícil acesso. Então, é possível encontrar algumas que antes só estavam disponíveis de forma física, muitas vezes apenas nas bibliotecas das universidades.

A fim de avançar na divulgação do conhecimento ali contido e facilitar o acesso a essas pesquisas, resolvemos reunir todas em um só documento, que é o primeiro Caderno de Teses e Dissertações do ONDA, contendo os 50 trabalhos disponibilizados em nosso site, organizados por tipo de documento, autor e data.

Além disso, queremos relembrar que estamos abertos ao envio de novos trabalhos a serem disponibilizados em nosso observatório para expandirmos ainda mais esse espaço de conhecimento compartilhado. E para que sua tese ou dissertação seja publicada, basta enviar o seu material pelo e-mail ibdautoral@ibdautoral.org.br .

Link para download

Aproveitem a leitura!