UNCTAD lança relatório sobre a Indústria Criativa 4.0

9/05/22

O documento da UNCTAD analisa as implicações das rápidas mudanças na tecnologia e na comunicação avançada pela internet para a Economia Criativa

No Dia Mundial da Criatividade e Inovação, 21 de abril, a United Nations Conference On Trade And Development (UNCTAD) lançou o relatório Indústria Criativa 4.0: rumo a uma nova economia criativa globalizada, que analisa as implicações das rápidas mudanças na tecnologia e na comunicação avançada pela internet – conhecida como indústria 4.0 – para a Economia Criativa e apresenta opções políticas para países em desenvolvimento nutrirem a competitividade de suas indústrias criativas na nova economia digital.

“A Indústria Criativa 4.0, sem dúvida, trouxe benefícios. No entanto, com o lançamento aparentemente interminável de novos produtos, funções e serviços criativos, um dos principais desafios políticos, especialmente para os países em desenvolvimento, é como medir com precisão o valor dos bens e serviços criativos”, alertou Marisa Henderson, que dirige a seção de comércio e economia criativa da UNCTAD, durante  o lançamento do relatório.

O estudo também examina os aspectos econômicos da interação entre criatividade e inovações tecnológicas empresariais para entender como a Indústria 4.0  mudou a forma como os atores criativos estão exercendo suas atividades.

A primeira parte do relatório aborda questões conceituais, como “o que constitui uma economia criativa”, seguida de uma avaliação do peso econômico da Economia Criativa em termos de produção, emprego e comércio. A segunda parte convida o leitor a examinar as possíveis implicações da Indústria 4.0 em vários ramos das indústrias criativas.

Entre as muitas observações feitas pelo estudo, as que são importantes do ponto de vista do desenvolvimento sustentável e inclusivo, especialmente dos países em desenvolvimento, são:

  • A Indústria Criativa 4.0 pode acelerar a transferência de tecnologia;
  • O tamanho do mercado interno não será mais um limite na hora de desenvolver um produto;
  • Novas oportunidades de nicho de mercado estão surgindo.

Outras pesquisas

A UNCTAD realiza diversas pesquisas e análises de políticas para a construção de consenso e cooperação técnica. Abaixo, listamos mais algumas que vale a pena conferir:

Perspectivas da economia criativa e perfis dos países: tendências do comércio internacional nas indústrias criativas: esse relatório apresenta as tendências e destaques do comércio internacional de bens e serviços criativos globalmente e em 71 países. Ele analisa o desempenho comercial de países em desenvolvimento e desenvolvidos em setores-chave das indústrias criativas, como design, música, cinema, TV, radiodifusão, livros, artesanato e novas mídias. Isso destaca potenciais oportunidades para os países, especialmente os países em desenvolvimento, aumentarem sua produção, exportações e participação nos mercados das indústrias criativas.