4/11/22
Na última semana, entre os dias 24 e 30 de outubro, aconteceu a Semana Internacional do Acesso Aberto 2022. A iniciativa da Coalizão para a Publicação Científica e Recursos Acadêmicos contou com a participação de centenas de organizações de ensino e pesquisa ao redor do mundo.
O evento, que tem o objetivo de promover conexões entre a comunidade internacional de acesso aberto, cientistas e ativistas climáticos e demais atores engajados nessa agenda, promoveu atividades online e presencialmente. A Fundação Oswaldo Cruz sediou uma série de atividades durante a Semana que, este ano, teve como tema: “Aberto para a Justiça Climática”.
No dia 24, a apresentação das plataformas Arca Dados e Fio DMP, para gestão, compartilhamento e abertura de dados de pesquisa na Fiocruz, abriu o encontro. Essas ferramentas são fundamentais em políticas de Ciência Aberta para quem trabalha com pesquisa na instituição. O presidente do IBDAutoral, Allan Rocha, integra o grupo de trabalho da FIOCRUZ para implementação das políticas de Acesso Aberto, Dados e Ciência Abertos. O evento está disponível no YouTube. Confira: